Para quem acredita que a função de um contador em uma empresa se limita a um trabalho burocrático, especifico na parte de dados e sem nenhuma interferência na parte gerencial está muito enganado.

Um dia já foi assim, mas, atualmente, as coisas funcionam de uma maneira bem diferente.

Esses profissionais possuem experiência no ramo financeiro e, com a tecnologia que temos hoje, a utilização desses dados, a captação de informações financeiras acabam sendo muito utilizadas na implantação de estratégias de vendas e de planejamento Tributário.

E é por motivos como esses que notamos, cada vez mais, essa importância do contador ganhar status de consultor, auxiliando na gestão do empreendimento e participando de reuniões nas mais diversas áreas da empresa.

Diante disso, empresa que não dá essa devida importância à parte da contabilidade e acaba ignorando a importância do serviço desse profissional estará fadada a enfrentar sérios problemas em sua administração.

Nas próximas linhas, enumeraremos alguns dos principais motivos pelo qual o contador deve ser visto com bons olhos na gestão do seu negócio. Não se trata de apenas acompanhar esse trabalho e mantê-lo ativo, mas também de providenciar medidas a partir dele.

 

Acompanhe aqui os principais motivos pelo qual o contador deve ser visto como fundamental na administração de um empreendimento

1# – Tarefas de gestão

Esse é o principal motivo pelo qual colocamos o contador como uma peça tão importante em um negócio.

Esse profissional auxiliará em muito mais do que o processo de abertura da empresa, ele também ajudará na elaboração de contratos de trabalho e na hora de reunir documentos que se fizerem necessários.

Além disso, também será esse profissional que se responsabilizará por trabalhar com as folhas de pagamentos, além da questão de faltas e horas extras.

Também será ele que ficará atento as questões trabalhistas, evitando que o seu negócio enfrente transtornos por não atuar devidamente, de acordo com o previsto na Constituição Federal e nos contratos que forem firmados. Toda a movimentação financeira, envolvendo fluxo de caixa, os empréstimos que forem feitos, tudo que tiver sido investido, deverá ser providenciado por ele.

Será o contador, por exemplo, que ficará responsável por calcular e emitir guias de tributos, além de produzir demonstrações financeiras que forem obrigadas.

Enfim, qualquer assunto que envolver finanças de uma empresa.

2# – Auditoria contábil e parte atuária

Também é função do contador participar da auditoria contábil da empresa, observando o que tiver de informação contida no registro contábil do seu negócio.

Entre esses procedimentos podemos citar o fluxo de caixa e o balanço patrimonial, por exemplo.

Procedimentos como esses poderão ajudar a evitar possíveis irregularidades e também atuarão no diagnóstico e no enfrentamento de fraudes que venham a ocorrer.

O contador também tem grande participação na atuação de cálculos de riscos para estabelecer, a partir de probabilidade, planejamentos de seguros, de previdência e de capitalização.

3# – O contador como um consultor administrativo

Como adiantamos na introdução do texto, o trabalho desse profissional ganhou uma importância tremenda no cenário atual.

Sua experiência é um diferencial muito importante na maneira de conduzir as coisas. De implantar novas ações.

Seu serviço é um trabalho focado e bem capacitado que, com certeza, uma pessoa que não é do ramo não terá subsídios para fazer algo do gênero.

As questões técnicas que antes conduziam esse tipo de serviço foram esticadas para um serviço que hoje é visto como de um consultor empresarial.

O trabalho desse profissional disponibiliza todo o respaldo que o empresário merece.

Qualquer levantamento de dados que se faça necessário para traçar um planejamento deve passar pelas mãos do contador. O que também faz com que ele esteja sendo chamado frequentemente para dialogar e estipular novas estratégias com os demais segmentos de uma empresa. Ele colabora na definição de planos de controle, mostrando a existência de desvios inesperados e sugerindo o que pode ser feito para solucionar determinados casos. É um profissional que deve conhecer bem o modo de agir do empresário, alguém que esteja devidamente alinhado com as ideologias e atuações de mercado do seu negócio.

Quando a empresa passa por um momento difícil, essas intervenções podem ser ainda mais cirúrgicas, com o contador auxiliando a gestão em como poder cortar verbas e diagnosticando qual a melhor saída para manter em dia as finanças da empresa.

4# – Atuações em perícias contábeis 

Essa é uma outra área que um contador pode vir a atuar.

O profissional que realiza seus trabalhos nessa área ajuda a oferecer informações técnicas e que procurem solucionar imbróglios judiciais e extrajudiciais.

No caso dos impasses judiciais, ele deve ser um profissional indicado pelo próprio juiz. Mas, nos casos extrajudiciais, quem aciona é qualquer parte envolvida e é nesse sentido que ele pode ser muito importante para um administrador que esteja envolvido em uma situação desse tipo.

A partir das informações que ele tem, dos serviços que ele está acostumado a prestar, esse profissional também poderá ser muito importante sempre que o seu empreendimento estiver passando por alguma situação que necessite da elaboração de provas e de laudos periciais.

Dispor de uma boa assessoria contábil será importante também nessas situações mais críticas.

5# – O contador calculando tributos

Essa é, obviamente, uma das funções mais primitivas de um contador.

Para evitar que tais tributos se tornem um grande problema para o administrador, o contador precisa ser de confiança e realizar um trabalho com bastante qualidade e eficiência.

Num país como o nosso, em que a burocracia está cada vez mais presente, qualquer equivoco nessa questão dos tributos pode significar um acréscimo de juros absurdos o que faz com que as finanças e os lucros da empresa sejam afetados de maneira muito sgnificativa.

Imposto de Renda, Imposto Nacional de Seguro Social, Imposto sobre Produtos Industrializados, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é imposto para tudo e se o contador não for um profissional bem capacitado, isso poderá ser um tormento para o seu negócio.

Cabe a ele a missão de estar sempre analisando os saldos das contas, realizando um balanço patrimonial e com bastante cuidado.

E então, você que já tem seu negócio aberto, considera que está utilizando a assessoria contábil da maneira que deveria? Você que ainda está em processo de implantação desse negócio, pode aproveitar essas dicas e começar a analisar meios de colocá-las em prática.

Desde 2003, o Código Civil atribuiu diversas responsabilidades para o profissional de contabilidade. Ele passou a ser mais do que um “simples” responsável pela parte financeira, mas também alguém que ficará responsável por qualquer equivoco que seja enviado ao Fisco. Desde então ficou determinado que eles são obrigados a se pautar por um sistema de Contabilidade e prestar informações a respeito do Balanço Patrimonial de sua empresa.

Esse setor precisa de muito mais acompanhamento e direcionamento do que a maioria dos empreendimentos estão acostumados a dispor.

Até para poder cobrá-los a respeito da responsabilidade que esses profissionais têm em relação aos negócios, será preciso que você esteja atento.

Com um acompanhamento bem feito, você verá como poderá fazer para traçar planejamentos estratégicos e financeiros a partir dos dados que são compilados pelos contadores. Você verá também que muitas outras providências que sejam tomadas a partir da área contábil poderão ser de fundamental importância para o sucesso do seu investimento.

Nosso escritório de contabilidade especializado, está localizado na capital de São Paulo e preparado para prestar toda assessoria necessária para sua empresa ter sucesso.

Conheça nossos serviços de contabilidade personalizados para sua necessidade.

Acesse: https://www.escritoriodecontabilidade.cnt.br/contabilidade-especializada/

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar