Atualmente no Brasil existem mais de 80 tipos de taxas, impostos e contribuições que são pagos direta ou indiretamente por toda a população. Não importa se você é dono de uma empresa ou se está apenas realizando uma compra no supermercado, você nunca está livre dos impostos.

Porém, enquanto contribuintes há uma maneira legal de diminuir os encargos a serem pagos. A elisão fiscal – ou planejamento tributário – tem o objetivo básico de realizar uma economia legal do dinheiro que seria entregue ao governo. Ou seja, diminuir a parcela de impostos pagos.

Ter um bom planejamento tributário é essencial para donos de empresas, por exemplo. Afinal de contas, os gastos com tributos representam uma grande, senão a maior, parte dos custos de uma empresa.

Para se ter uma ideia, um estudo do IBPT divulgou que em média 33% do faturamento empresarial no Brasil é direcionado para o pagamento de tarifas. Por isso separamos uma dica que irá ajudar você empreendedor a reduzir os gastos de sua empresa com taxas. E o mais importante, de maneira legal.

Analise seu negócio

O primeiro passo para realizar um planejamento tributário é fazer uma análise completa da sua empresa. Esse estudo servirá para você antecipar todas as operações que serão realizadas no ano seguinte.

Dessa maneira, você conseguirá prever os reflexos financeiros que as cargas tributárias irão causar ao seu negócio. Consequentemente você conseguirá realizar uma análise detalhada de como reduzir os tributos a serem pagos sem que para isso recorra a atividades ilegais.

Escolha a forma de tributação

Você precisa optar qual forma de tributação será adotada em sua empresa e escolher entre o sistema de lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Esta última opção é exclusiva para microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, aquelas com receita bruta anual máxima de R$ 3.600.00000.

Feito isso, fique atento aos créditos que tem direito, como IPI, PIS/PASEP, ICMS etc. É preciso também levar em conta a compensação de tributos recolhidos de forma indevida. Tudo isso irá contribuir para a redução do montante dos tributos.

Fique atento aos incentivos fiscais

Benefícios como isenções e redução de alíquota são opções bastante válidas para quem busca diminuir os tributos pagos. A legislação brasileira concede diversos incentivos fiscais para redução de carga tributária.

Este tipo de incentivo está no alcance de contribuintes, basta realizar uma pesquisa detalhada e escolher a opção que mais se adéqua ao seu negócio.

Uma boa assessoria contábil pode ser bastante útil na hora de realizar um bom planejamento tributário. Aliado a uma boa contabilidade, o empresário deve não só permanecer sempre atento e consciente da situação de sua empresa, como também possuir o controle da situação fiscal e contábil da mesma.

Afinal de contas, todo mundo deseja reduzir os custos com tributos em sua empresa. Mas é preciso ter sempre em mente que, se este processo for realizado de maneira ilegal, o prejuízo no futuro será significativo.

Faça um bom planejamento tributário, escolha os caminhos certos e faça boas economias com a sua empresa.

Para você que precisa contratar uma empresa de contabilidade especializada em seu segmento, será fundamental antes da escolha, entender se esse escritório contábil, tem realmente conhecimento da sua área de atuação. Nós atuamos com Clínicas Médicas, Médicos, Sociedade Unipessoal de Advogados, Bares e Restaurantes, Drogarias e Perfumarias, Lojas, Comércio Eletrônico E-commerce   entre outros.

Tem muitas empresas pagando impostos indevidos por motivo de desconhecimento. Isso acontece em vários segmentos, inclusive em Restaurantes, clínicas médicas , drogarias …

Entre em contato com nosso escritório contábil e resolveremos todos seus problemas com impostos.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar